Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Motivando com Parábolas

Imagine-se envolvido por textos cativantes, onde cada palavra é uma semente de inspiração pronta para florescer em sua mente e coração. Em seu novo livro, o autor mergulha nas profundezas das parábolas, fábulas e metáforas, desvendando seu poder transformador e motivador.

Desde os tempos imemoriais, as grandes mentes utilizaram histórias para transmitir ensinamentos profundos. De Jesus Cristo aos mestres contemporâneos, a arte de contar histórias sempre esteve presente, e agora você pode desfrutar de narrativas no mesmo estilo em "Motivando com Parábolas".

Seja você um educador em busca de estratégias envolventes para suas aulas, um palestrante que deseja prender a atenção do público ou simplesmente alguém em busca de inspiração diariamente, este livro oferece um tesouro de sabedoria atemporal.

Através de parábolas selecionadas com muito cuidado e amor, você será levado a refletir, agir e transformar sua vida e a daqueles ao seu redor. Em cada página será encontrado um convite para uma jornada interior mais plena e significativa. Nelas há uma fonte inesgotável de sabedoria ancestral para os desafios modernos.

Não perca a oportunidade de mergulhar nesse oceano de saberes e seja motivado a alcançar o melhor de si mesmo. Deixe-se cativar pelas histórias que ecoam através das eras e descubra o poder transformador das parábolas em sua vida.

Prepare-se para uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e inspiração sem fim. Motive-se, inspire-se e transforme-se com "Motivando com Parábolas"!


Palavras Introdutórias


Uma boa metáfora e uma boa história podem valer muito mais do que imagens e muitas palavras. As histórias e as metáforas fazem com que a outra pessoa preste mais atenção no que você diz, gera engajamento e cria conexão entre quem fala e quem ouve. As metáforas e as histórias têm o poder de despertar o interesse e o desejo de aprender... Uma metáfora bem contada distrai a mente consciente e faz o inconsciente ir em busca de significados e recursos. A mente inconsciente é capaz de captar mensagens e até fazer mudanças.[1]

Parábolas, fábulas, metáforas, histórias, comparações e ilustrações tem o enorme poder de inculcar lições profundas nas mentes e corações dos ouvintes ou leitores.

O mestre Jesus Cristo usava tais recursos em seu ministério terrestre. Muitos certamente se lembram de parábolas como a do Semeador e a do Filho Pródigo, bem como de suas respectivas lições.

Em minha jornada pedagógica e em palestras, sempre fiz uso de tais recursos. Assim no decorrer dos anos, tive contato com as mais diversas narrativas sobre temas variados. Por meio deste livro é com grande prazer que coloco à disposição dos leitores diversas parábolas, fábulas, histórias, comparações e ilustrações que lhes serão de grande utilidade.

Alguns dos textos contidos nessa obra são de minha autoria. No entanto, a maioria deles são de autores anônimos ou desconhecidos. Por esse motivo não foi possível citá-los. Mesmo assim, quero deixar aqui registrado meus mais sinceros agradecimentos a cada um deles, pois suas histórias foram de fundamental importância para a concretização desta obra.

Como organizador deste livro, tive o prazer de reunir centenas dos melhores textos que tive acesso em minha caminhada, em um único volume para consulta prática e rápida.

Antes das atividades do dia, reserve tempo para ler e meditar em uma das mensagens positivas contidas nesse livro. Caso tenha filhos, sobrinhos, netos ou outros familiares, leia junto com eles. Se for educador inicie a aula com a com a consideração de uma história. Se for fazer uma palestra, escolha um dos textos para prender a atenção dos seus ouvintes e reforçar o ponto que deseja destacar.

Fazer isso com certeza não será perda de tempo, uma vez que o conteúdo abordado contribui para motivar os ouvintes e leitores a se tornarem pessoas cada vez melhores, em todos os âmbitos. Seres humanos mais sensíveis, fraternos e compreensíveis é o que almejamos.

A consideração desses pequenos textos nos motiva à ação. Faz com que repensemos a nossa forma de agir e busquemos os meios necessários para transformarmos positivamente a realidade que nos cerca.

Convido você a se beneficiar desse maravilhoso mundo de saberes e assim ser motivado através das parábolas!


Quem é o professor Fabiano Alves Pereira?


Fabiano Alves Pereira nasceu em 1984, na cidade de Taiobeiras / MG.


É o segundo filho do senhor Sebastião Xavier Pereira, e da senhora Nailde Alves Pereira.


Seus outros irmãos são: Adriano Alves Pereira (1983), e Lourena Alves Pereira (1990).


É casado com a pedagoga e professora de Arte Diêne Alves Santos (1995), desde 2014.


Iniciou sua vida estudantil em 1991, quando fez o pré-escolar na Escola Estadual Bom Jardim (hoje Escola Estadual Dona Beti).


Cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Doutor José Americano Mendes, exceto o 6º ano, realizado na Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, onde cursou também os dois primeiros anos do ensino médio.


Concluiu em 2002, o terceiro ano do ensino médio no Centro Educacional Beliza Corrêa.

Em 2007, graduou-se História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).


Em 2012, concluiu os cursos de pós-graduação (latu sensu) em Docência do Ensino Superior, Arte em Educação, e História e Cultura Afro-brasileira, pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINON).


É autor do livro “Um Convite à Reflexão” (2014), pela editora “O Lutador”, de Belo Horizonte, MG. O livro aborda temas diversificados.


Possui registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), sob o número 71855, com especialização em Piano, Teclado e Flauta Doce.


Em 2014, tornou-se membro fundador da Academia Taiobeirense de Letras e Artes (ATLAS), ocupando a cadeira de número 5.


Em 2022, concluiu o curso de pós-graduação (latu sensu) em Musicoterapia, pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMINAS), e 2023, o curso de pós-graduação (latu sensu) em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


É gerente administrativo do Centro de Aprofundamento Multidisciplinar de Taiobeiras (CAMT), que disponibiliza mais de 300 cursos em diversas áreas do conhecimento (www.camt.com.br).


Atua como professor das disciplinas Arte e História, na rede pública do Estado de Minas Gerais, e ministra cursos e capacitações musicais para diversos professores de todas as regiões do Brasil. Atua também como musicoterapeuta.


Atualmente cursa Mestrado em Ciências da Educação, pela Universidad Martin Lutero, de Miami, FL, EUA.


[1] Extraído do livro “Manual de Coaching com PNL”, do autor Maurílio Barboza, páginas 136 e 137.


Nenhum comentário:

Postar um comentário