Pesquisar este blog

domingo, 11 de maio de 2014

Aulas de Arte na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves


A arte existe desde o aparecimento do Homem e expressa-se através de várias formas, tais como desenho, pintura, escultura, literatura, teatro, dança e outras. 

Quando nelas se expressam de forma semelhante criam-se os chamados movimentos (ou correntes) artísticos.



A Pintura tem sido desde os primórdios da Humanidade uma das formas mais usadas de expressão e comunicação. O seu desenvolvimento acompanhou sempre o desenvolvimento da civilização, dando-nos a conhecer o passado e as várias épocas.

Os artistas expressaram-se através de grafismos, cor e fantasia, criando vários estilos, de acordo com o seu desenvolvimento, com a época em que viveram e com a sua sensibilidade.



O Impressionismo foi o movimento artístico que deu início às grandes tendências da arte em finais     do século XIX.

Terá sido esta obra Impressão: Nascer do Sol (1872), de Monet, que contribuiu para o surgimento deste movimento. 




Pintores impressionistas, como Paul CezanneClaude MonetPierre Renoir eGaugin utilizavam a mancha/cor e o movimento com pinceladas soltas e as figuras sem contornos nítidos. 


  • Geralmente pintavam ao ar livre para melhor captarem a impressão da incidência da luz no momento.
  • Preferiam cores primárias e secundárias, sendo a sua arte alegre, vibrante e moderna.


Georges Seurat

O Pontilhismo (1884) é uma técnica de pintura que consiste em pintar o que é observado aplicando pequenos pontos, de vários dimensões e mais ou menos separados uns dos outros. 

As zonas de luz assinalam-se com pontos mais dispersos e as de sombra com pontos mais concentrados.




O Expressionismo teve o seu início na Alemanha


  • Os artistas expressavam a sua visão das coisas, do mundo e da vida, através dos seus sentimentos. 
  • Representavam assuntos dolorosos, problemáticos e inquietantes, recorrendo a cores agressivas, gritantes e empastadas, as formas distorcidas, quase caricaturais. 

Van Gogh, Edvard MunchModigliani Gustav Klimt são alguns dos seguidores deste movimento.



Cubismo caracterizou-se por romper com a aparência real das coisas. Esta curiosa maneira de pintar começou em França, em 1908. O nome provém de um quadro de George Braques que representava  um grupo de casas quadradas, construídas como se fossem cubos. este facto chamou a atenção e, a partir desee momento, começaram a chamar a estes pintores "cubistas".


"Casas e árvores", George Braque, 1908
  • Os objetos passam a ser representados por formas geométricas, havendo predomínio de linhas retas. 

  • O pintor cubista representa os objetos como se se movimentasse em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes. 

O seu principal representante foi Pablo Picasso, entre outros pintores tais comoGeorges Braque,  kasimir Malevich e Juan Gris.


Dadaísmo
Era 1916, nascia o Cabaret Voltaire na Suíça, nascia a arte em forma de manifesto, de revista, de teatro, de poesia, de música, de desordem e conflito, nascia o Dadaísmo. Nascia a arte sem regras. Talvez tenha sido a única vez na história da arte que dizer nada quebrava paradigmas. Talvez tenha sido a mais perfeita tradução de vanguarda.

Dadaísmo by Carol Lopes Dadaísmo por Carol Lopes
Receita para um poema dadaísta: (Tristan Tzara)
Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
Crítico, questionou a arte e ampliou seu olhar para a crítica dos modelos culturais vigentes. Ousado, permitiu que a experimentação entrasse em cena em plena guerra. Inspirou muito do que veio depois: o Surrealismo, o Expressionismo Abstrato e a Pop Art, em especial.
Desertores, irracionais e absurdos
Raoul Hausmann, ABCD, Self Portrait, 1921 Raoul Hausmann, ABCD, Self Portrait, 1921
Os criadores do movimento dadá acreditavam que as mazelas de tempos de guerra (1914 - 1918, Primeira Guerra Mundial) eram frutos da racionalidade, da lógica, do aprisionamento em que o sistema havia condicionado as pessoas. Provocaram e desafiaram a sociedade a uma ruptura social. E isso alastrou. Em pouco tempo, em Barcelona, Berlim, New York, Colônia e Paris, eclodiam movimentos inspirados nos dadaístas de Zurique, se respirava o desequilíbrio.
"Um dos objetivos do dadaísmo era conseguir fazer com que as pessoas refletissem sobre o cotidiano, olhassem as coisas de sempre com novos olhos. Por isso, objetos comumente utilizados no dia a dia são apresentados novamente ao expectador, mas sob uma nova perspectiva, mas sempre fazendo parte de um contexto artístico. A irreverência na arte era a forma de combater as velhas escolas artísticas européias, engessadas e pouco inovadoras." [Cultura Mix]
Ready Made, aka Marcel Duchamp
Objetos banais, escolhidos aleatoriamente, transformados em manifestações artísticas e alçados em um pedestal. Desprezo total pelo tradicional ou a estética da arte. Irônico, atingia tudo que desejasse contestar. Deu à Monalisa fogo no rabo (elle a chaud au cul). Levou o urinol para as galerias de arte.
Duchamp, Fonte Duchamp, Fonte
Duchamp, Roda da Bicicleta Duchamp, Roda da Bicicleta
Duchamp, L.H.O.O.Q Duchamp, L.H.O.O.Q
Poema Aleatório (ou Tristan Tzara)
Poesia sem significado transformada em manifesto político. Tzara redigiu manifestos paradoxais e contraditórios, intelectuais e antirracionais, inconformados. O próprio manifesto nega a si próprio, o próprio Tzara nega suas deliberadas provocações. Em Paris, foi um dos maiores responsáveis pela adesão massiva e o posterior nascimento do surrealismo.
Tristan Tzara, Man Ray, 1934 Tristan Tzara, Man Ray, 1934
André Breton e a escrita automática
Sob seu impulso, o surrealismo torna-se um movimento europeu que abrange todos os domínios da arte e coloca profundamente em questão o entendimento humano e o olhar dirigido às coisas ou acontecimentos. Sob influência real de Tzara, com quem mantinha uma relação tão contraditória quanto a poesia do mesmo, depositava sonhos sobre natureza e amor. Ironicamente, fazia referências a Engels para falar do mítico, em pura desconexão. Ou seria mais conexo do que poderíamos supor?
Breton Breton, Festival Dada, Paris (autor desconhecido, s.d.)
Breton, 1930 Breton por Man Ray, 1930
O pensamento se faz na boca. O Dadaísmo se faz na desordem.
Boa leitura: O Dadaísmo como inspiração estética Boas imagens: Dadaísmo


AbstracionismoOs artistas não representam a realidade tal como a vemos, mas à sua maneira, sem qualquer referência à natureza. 


  • Exploram intensamente as relações entre as formas geométricas e as cores; provocam uma revolução estética e técnica, concretizada na simplificação formal da linguagem plástica manifestando ritmo e dinamismo nas suas obras.
  • Com formas, linhas e manchas, criam composições agradáveis, sem depender da representação de objetos já existentes na natureza.

Vassili KandinskyPaul Klee Piet Mondrian foram importantes pintores deste movimento. 



Kandinsky

Paul Klee


SurrealismoEm vez da realidade exterior o artista procura expressar o seu mundo irreal, de fantasia, de sonhos e de ilusões óticas. 


  • A tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas. 
  • Através de uma série de técnicas libertam o potencial imaginativo e criativo do seu mundo interior.
  • Os seus principais representantes são Salvador DaliJoan Miró e RenéMagritte.



PINTURA SURREALISTA

O Enígma / 1929 - S.Dali

- Tais Luso de Carvalho

Terminada a guerra em 1918, o dadaísmo evoluiu, em Paris, para o Surrealismo. Perdia o seu caráter anárquico e destruidor. Em 1924 o poeta André Breton - adepto e experimentador dos métodos psicanalíticos de Freud - publicou em Paris o primeiro manifesto do novo movimento artístico. Este propunha aos artistas e escritores a manifestarem seus pensamentos de uma maneira livre, espontânea e irracional; que deixassem as manifestações do subconsciente aflorarem, sem qualquer interferência de reflexão intelectual, por mais absurdas e ilógicas que pudessem ser. O subconsciente é o marco do surrealismo.

O movimento tinha como objetivo superar as limitações da vida consciente, que se constituíam de preconceitos filosóficos e políticos, crenças religiosas, legítimas inibições da personalidade, impostas pela educação e cultura. Refugiando-se em si mesmo, graças aos sonhos e ao maravilhoso, o homem poderia viver na mais completa liberdade. Então, as associações, o estudo psicanalítico do inconsciente e do sonho deviam permitir  a expressão do irracional, do intocável.

O movimento estendeu-se, então, de 1918 a 1939. Muitos surrealistas aderiram ao Partido Comunista e isso trouxe divergências internas ao grupo francês, mais numeroso e atuante. Esse movimento estendeu-se não só à literatura, mas às artes plásticas, cinema, teatro.

'No meu modo de entender nada existe de inadmissível. O irreal é tão verdadeiro como o real. O sonho e a realidade são vasos comunicantes', disse Breton.

Na difusão de suas idéias, os surrealistas também eram agressivos tanto quanto os dadaístas e os futuristas. Lançavam publicações e faziam reuniões e quase sempre eram recebidas com violentas reações do público.

Salvador Dali: 'como querem que os demais compreendam os meus quadros se eu mesmo, que os faço, não os compreendo. O fato de eu mesmo, no momento de pintar não os compreender, não quer dizer que não possuam nenhum significado. Ao contrário, o significado deles é de tal maneira profundo, complexo, incoerente, involuntário, que escapa à análise da intuição lógica...'
  
Duas espécies de surrealismo despontaram na pintura: o Figurativo e o Abstrato.

Uma das imagens duplas mais surpreendentes de Dalí - O grande paranóico - foi pintada depois de uma discussão do artista com um colega, José Maria Sert, sobre o trabalho do famoso pintor milanês do século 16, Giuseppe Arcimboldi, famoso por seus retratos cujos temas eram compostos totalmente de objetos relacionados - frutas, por ex. ou armas.

No mesmo estilo, Dali pinta uma cena turbulenta em que homens e mulheres assumem atitudes de tristeza ou desânimo. A dupla imagem se repete, com variações, ao fundo - esquerda. À direita, contrastando, um grupo de figuras exaustas parece tentar arrastar um barco sobre a areia, talvez representando um dos delírios que se passa na mente de um grande paranóico.


O Grande Paranóico / Dali - 1936
 A pintura surrealista nasceu de três correntes distintas:

Arte Visionária - na qual se destacam Paollo Ucello, pintor italiano que procurou libertar a pintura da imitação da natureza conferindo à realidade um sentido irracional.
Jerônimo Bosch que, com seu sentido fantasmagórico, desenvolve um período exaustivo herdado das excentricidades medievais ao abordar os dragões, demônios, pássaros maiores que homens, ratazanas etc.

Arte Primitiva - os artistas se encantam com o mundo paradisíaco oferecido pela Oceania. As máscaras de cascos de tartaruga, as esculturas de fetos arbóreos, os tambores megalíticos da ilha da Páscoa.

Arte Psicopatológica - procura explorar o inconsciente freudiano ao aceitar o humor como máscara do desespero do homem. 

Alguns surrealistas: 

Joan Miró, Yves Tanguy, Hans Arp, Picabia, Max Ernst, Frida Khalo, Victor Bruner, De Chirico, Francis Paul Klee, Magritte, Dalí e muitos outros. Por sua destruição das imagens da realidade, Picasso foi saudado pelos surrealistas como um dos seus.

 Magritte

The Jungle / Edward Burra - 1931


Ocean Sprout / Vladimir Kush


Criança Geopolítica
Assistindo ao nascimento do Novo Homem - Dali 1943

Picabia

Salvador Dali






Veja outras imagens surrealistas em: http://www.mdig.com.br/?itemid=13849

A Pop ArtDomina os anos 50 e 60. Os artistas usam novas tecnologias nos seus trabalhos e exploraram intensamente o mundo popular das imagens comerciais, próprias de uma sociedade de consumo. 


  • A publicidade, a fotografia, a banda desenhada, os políticos, os artistas do espetáculo e o design tornam-se a sua principal fonte de inspiração. 
  • Foi uma arte dirigida ao grande público, proclamando o triunfo do consumismo. 
  • Andy Warhol e Roy Lichenstein foram alguns dos seus artistas  mais notáveis.


Andy Warhol

Roy Lichtenstein

Após os anos 60 foram vividas grandes mudanças a nível cultural e social. A televisão, o cinema, a música rock, as viagens espaciais, modificam a maneira de pensar e de agir e a arte acompanha todo esse percurso.

Os artistas experimentam novos materiais e técnicas, recorrem às tecnologias e utilizam nas suas obras, em simultâneo, os vários meios expressivos disponíveis. Instalações e perfomances começam a ser usuais no mundo das artes.

Instalação de Artur Barrio. Uma instalação é uma manifestação artística onde a obra é composta por elementos orgânicos num ambiente.

Em Portugal as novas correntes artísticas chegam com alguma dificuldade e mais tardiamente do que nos outros países.

Amadeu de Sousa Cardoso trouxe de Paris as influências do Cubismo e do Abstracionismo e juntamente com Santa-Rita e Almada Negreiros lançam o movimento modernista português, por volta de 1913.

Amadeu de Sousa Cardoso

A partir de 1935 a pintura portuguesa foi controlada pelo regime político, revelando-se uma pintura figurativa e de fácil leitura, com cores claras e calmas.

Essa censura à expressão artística provocou várias reações entre os artistas. Uns emigraram (como Vieira da Silva), outros ficaram e lutaram (como Almada Negreirospara conhecer e acompanhar as novidades artísticas internacionais, fazendo oposição ao regime, influenciando a vida cultural do país.

Júlio Pomar, Paula Rego, Júlio Resende e outros, são alguns dos grandes pintores portugueses, do séc XX.





Nenhum comentário:

Postar um comentário