Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Utilizando a internet de maneira sábia

No atual mundo globalizado em que vivemos, temos acesso cada vez mais fácil a novas e avançadas tecnologias que podem nos trazer inúmeros benefícios. Uma de tais tecnologias é a Internet. Dispostos de um computador ou mesmo um aparelho celular, podemos conectar-nos ao mundo. Daqui de Taiobeiras enviamos e recebemos textos, fotos, músicas, vídeos... de pessoas de todas as partes do planeta. Em tempo real conversamos com indivíduos que dificilmente teríamos a oportunidade de conhecê-los caso não fosse essa importantíssima rede de comunicação internacional. Por meio dela fazemos compras, pesquisamos e realizamos trabalhos escolares, vemos notícias importantes como a previsão do tempo e o que está acontecendo agora em nossa cidade, estado, país ou em qualquer outra parte do planeta.

            No entanto, é preciso sermos criteriosos no que diz respeito a como usamos a Internet. Devemos lembrar que muitas vezes não conhecemos quem está do outro lado. Assim, nem sempre as pessoas dizem a verdade quando estão on-line. Em uma sala de bate-papo, por exemplo, às vezes nem sabemos o verdadeiro nome da pessoa, visto que geralmente elas usam um “nick-name”, ocultando sua verdadeira identidade. Sabendo que a rede é um espaço onde encontramos todo tipo de pessoas, entre elas, predadores sexuais e trapaceiros, tais indivíduos com más intenções utilizam-se dela objetivando enganar, roubar, extorquir ou causar diversos outros males àqueles que ingenuamente caem como vítimas de suas artimanhas. Sendo assim, Devemos tomar cuidado em relação a revelar informações pessoais tais como números de telefone e endereço ou informações sigilosas como senhas de banco, por exemplo.

            A Internet, ao mesmo tempo em que nos dá acesso a um vasto mundo de cultura, também nos dá fácil acesso a um vasto mundo de pornografia, violência, discriminação e outras práticas prejudiciais infiltradas em nossa sociedade. Cabe a cada um, baseado em seus valores éticos, morais e religiosos, decidir conscienciosamente o que vai ou não acessar. 

Assim sendo, é meu desejo como educador que cada um dos jovens tanto em Taiobeiras como em qualquer outra parte do planeta, usufrua dos recursos possibilitados pela Internet, mas, que ao fazer isso, faça de forma segura e responsável.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelos internautas

GOOGLE: Principal site de busca. Permite localizar endereços eletrônicos sobre assuntos que deseje pesquisar.

E-MAIL: Endereço digital. Ele nos permite enviar e receber informações como textos, fotos, músicas e vídeos.

MSN: Programa que nos permite saber quando alguém está on-line e conversar com ele em tempo real.

TWITER / ORKUT / FACEBOOK / WHATSAPP: Trata-se de sites de relacionamento amplamente utilizados. Há alguns anos o Orkut era febre em nosso país. O Brasil chegou a ser o país que mais o utilizava em todo o mundo. O número de usuários era maior do que nos Estados Unidos (que ocupava o 2º lugar) e de importantes países europeus. Hoje o Facebook tornou-se o mais popular site de relacionamentos, com milhões de usuários só em nosso país.  O Twitter permite ao internauta fazer postagens curtas sobre o que pensa ou o que sente, compartilhando com inúmeras pessoas. O WhatsApp Messenger é um aplicativo que permite trocar textos, imagens, sons e vídeos pelo celular. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia .


BLOGS: Refere-se a diários pessoais. A pessoa cria uma página simples na internet a fim de postar textos, imagens, músicas, vídeos, e outros arquivos. Outras pessoas que visitam o Blog deixam comentários favoráveis ou desfavoráveis em relação ao que encontraram na página e podem votar em enquetes, caso existentes.

SALAS DE BATE PAPO: Ambientes Virtuais que permite a pessoa escolher uma categoria (Esporte, música, religião, culinária, escola, e inúmeras outras) e conversar em tempo real com pessoas que tenham o mesmo interesse que ela.

YOUTUBE: Principal site que permite a postagem, visualização e download de milhares de vídeos postados diariamente.

4SHARED: Site mais famoso usado para postar e baixar arquivos, principalmente músicas.

WIKIPÉDIA: Trata-se da mais utilizada enciclopédia on-line. Qualquer internauta pode criar uma conta e assim, editar e postar matérias.


Obs: Este artigo estará disponível no livro "Um convite à reflexão" que lançarei em breve!

Um comentário:

  1. Engraçado vc diz:"é meu desejo como educador que cada um dos jovens tanto em Taiobeiras como em qualquer outra parte do planeta, usufrua dos recursos possibilitados pela Internet, mas, que ao fazer isso, faça de forma segura e responsável."... "Cabe a cada um, baseado em seus valores éticos, morais e religiosos, decidir conscienciosamente o que vai ou não acessar."... e ainda diz:..." nem sempre as pessoas dizem a verdade quando estão on-line." Mas, mandaram um link pra mim de algo que vc postou de forma irresponsável e maldosa usando a internet. Então me diz professor, "vc é daqueles que diz faço o que falo e não o que faço?"

    ResponderExcluir