Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Nova peça teatral será interpretada por alunos da EEPTN

Por Fabiano Alves Pereira*

Acabo de concluir a escrita do meu mais novo texto, um teatro com o título:

A HISTÓRIA BASTIÃO GALINHA E SUA FAMÍLIA - Pessoas simples do Grotão do Judas, que tiveram suas vidas transformadas deixando um grande exemplo para nós!

O enredo conta a história de uma família que por falta de orientação tinha péssimos hábitos alimentares e de higiene e em decorrência disso, doenças e mortes prematuras eram comuns, tirando a paz da família e reinando a dor e o sofrimento. Eles recebem a oportunidade de mudar de vida e aproveitam-na com determinação, deixando uma lição para todos nós.


Nas aulas de Artes que ministro na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves priorizo os quatro eixos temáticos destacados pelo CBC: Música, Artes visuais, Teatro e Dança.

Na música temos aulas teóricas que ensinam dentre outras coisas, a leitura de partituras musicais, o Projeto Iniciação à Flauta Doce, o Coral Cantarte e a Orquestra Filarmônica Presidente Tancredo Neves.

Na dança, é destacado os ritmos e estilos característicos de cada região brasileira e de outras partes do mundo. Além de aulas teóricas os alunos tem oportunidade de apreciarem vídeos sobre os mesmos e apresentarem suas próprias coreografias.

Nas artes plásticas, temos aulas de crochê e pintura com as secretárias Rosane e Adivania Pereira Freitas. Diversos alunos se destacando no desenho, como o Fabrício do oitavo ano, sala 10 matutino e a aluna Anna Júlia, da sala 2, matutino, que é autora dos desenhos do conto "Vidas Transformadas" publicado no livro "Um Convite à Reflexão". E ainda o Projeto "I Mostra de Artes da EEPTN", que ao final do ano fará exposição biográfica e releitura de obras de pintores renomados de todo o mundo. Os alunos que se destacarem no projeto ganharão curso de pintura ministrado pela artista plástica Elisiana Alves, reconhecida internacionalmente.

Após concluir as aulas expositivas e teóricas sobre o teatro, desde o seu surgimento na Grécia Antiga, o próximo passo é formar um grupo de teatro na Escola. Selecionarei dentre os alunos, o elenco que estará à disposição das instituições educacionais e outras entidades do município e região para que por meio da arte de encenar possam contribuir na formação de pessoas ainda mais reflexivas e contribuintes para uma sociedade mais harmônica e saudável. A apresentação teatral da "História de Bastião Galinha", com recursos bem elaborados tais como figurino e efeitos musicais ajudará os expectadores na ampliação dos conhecimentos de temas como: Dengue, Verminose, Hábitos alimentares e Higiene, apresentados de uma forma humorística e em linguagem coloquial.

Veja alguns trechos da peça:

Narrador: Lá pelas bandas do norte mineiro, perto de Taiobeiras, havia uma rocinha bem distante da civilização. Lá não havia ainda luz elétrica nem água encanada. Coisas como Internet e computadores eram desconhecidos para a maioria dos habitantes, que viviam praticamente isolados, pois era uma região de difícil acesso, por lá não haviam estradas, nem asfaltadas nem de terras, apenas carreiros cheios de buracos por onde carros ou motos eram incapazes de transitar. Por todos esses motivos o lugar recebeu o nome de Grotão de Judas, pois os antigos costumavam afirmar que foi lá que Judas perdeu as botas pra nunca mais encontrar. Numa casinha simples, vivia Bastião Galinha e sua família... Vejam só nesta cena como era o dia a dia do Bastião e sua família...

Agente 2: Não minha senhora, não é de dengo que estamos nos referindo e sim de uma doença chamada dengue que é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ela põe os seus ovos em lugares que tem água parada e limpa, como caixas d’água, pneus, latas, vasos de planta, cascas de ovos e litros. Por isso devemos tomar cuidado com essas coisas em nossa casa e no nosso quintal...

Bastião: Oh muié eu num intendo, tem pessoas qui tem a leitura, sabi fazer o que é certo mais preferi fazer tudo errado. A genti num podi ser ignorante, tem qui tê humildadi e fazê mudança na vida, miorar cada vez mais. Nóis aprendeu a lição, eu ispero qui todo mundo ao sabê di nossa história possa refretir e intendê qui iscutá é fácil e inté divertido, qualquer um faz isso, mais o vale mesmo a pena, o que é importante, é tirá lição do inxempro dus outro, num ripiti as mesma faia e isforçá para ter uma famia saudável e muito feliz com as bênçãos de Deus agora e para todo o sempre.


_______________________
*Professor de Artes, História e Iniciação Musical, regente do Coral Cantarte e Maestro da Orquestra Filarmônica Presidente Tancredo Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário