Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2013

Curso de Extensão em Música oferece aulas gratuitas em piano, canto e violão


Cursos de violão, piano e canto

O departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com as inscrições abertas para a seleção de candidatos para as aulas gratuitas de piano, violão, canto e teoria musical, que fazem parte do projeto “Curso de Extensão em Música (CEM)”. 
 
O prazo vai até o dia 12 de março e podem participar alunos do ensino médio, professores das redes de ensino estadual e municipal, servidores e acadêmicos da própria Unimontes e a comunidade em geral. A idade mínima é de 14 anos e a oferta é de até 60 vagas

Para a seleção dos candidatos haverá uma prova de aptidão de acordo com o seguinte cronograma: piano (13/03), canto (14/03) e violão (15/03). O resultado final será divulgado no dia 18 de março.

“O projeto está integrado ao programa Música, Cultura e Sociedade, desenvolvido pelo departamento de Artes, com o objetivo de atender de maneira significativa os anseios musicais da comunidade”, explica a coordenadora do “Curso de Extensão em Música”, professora Elizabeth Meira Santos. As inscrições devem ser feitas na sala 47-A, do prédio 2 (campus-sede), no horário de 14 às 17 horas. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

O curso para cada área terá a duração de dois anos, com duas aulas semanais; uma de instrumento/canto e outra de teoria musical. As atividades serão realizadas somente à tarde, no prédio 2, com início no dia 20 de março. Mais informações pelo telefone 3229-8241.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROJETO CANTARTE 2013


Fabiano Alves Pereira*
 
Em 2012 elaborei e enviei um projeto musical ao Programa de Cultura do Banco do Nordeste, com o intuito de fornecer de forma gratuita a jovens taiobeirenses, curso de capacitação musical abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) ressaltando características da musicalidade regional e a parte prática com aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral.  
 
É com grande prazer que anuncio que hoje (07/02/2013), recebi um e-mail do Banco do Nordeste informando que meu projeto foi contemplado. Assim, logo logo teremos mais uma opção de desenvolvimento artístico-cultural em nosso município.
 
O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens duas vezes por semana. A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso, cinco (5) meses, numa carga horária total de 200 horas/aulas.
As aulas teóricas (ministradas de maneira dinâmica e criativa, com o auxílio de apostilas previamente elaboradas) acontecerão nos três (3) primeiros meses do curso. A partir do quarto mês, os alunos terão adquirido maturidade o suficiente para serem inseridos na instrumentalização, ou seja, aprenderão a arte de tocar um instrumento musical (Por meio de métodos simples e objetivos terão aulas de flauta, teclado e violão). Já no quinto mês do curso a ênfase será nas aulas de canto, definição de repertório e formação de coral.
A culminância do projeto será no Auditório da Câmara Municipal de Taiobeiras, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. 
________________________________________
* Fabiano Alves Pereira é Pós-graduado em Arte em Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Docência do Ensino Superior, pela FINOM. É graduado em História pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). Fez cursos de Teoria Musical, Piano e Teclado na Taiô-Music, em Taiobeiras, MG, curso de Gestão Cultural em Araçuaí, MG, pelo projeto Pensar e Agir com a Cultura e curso de Canto com o cantor e compositor Walter Dias. Exerce a função de professor de Música, Artes e História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde é também regente do Coral Cantarte.