Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Palestra na E. E. Dona Beti - Concurso Cultural Arruda 2015

Anualmente a Empresa Arruda Alimentos, dirigida pelo empresário Carlito Arruda, realiza nas escolas de Taiobeiras, no mês de junho, um concurso interno de desenhos para as séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e de redação para as séries finais (6º ao nono ano). Bicicletas, tablets e celulares fazem parte da premiação. 

Na quinta-feira, 11 de junho de 2015, estive na Escola Estadual Dona Beti, em Taiobeiras, MG, dando uma palestra com o tema: "Valores Humanos", no intuito de contribuir um pouco mais para preparar os alunos em sua participação no Concurso, edição 2015. Parabéns à Arruda alimentos pela iniciativa e um grande abraço à todos os alunos e funcionários da Escola.





terça-feira, 23 de junho de 2015

A ESPERANÇA BÍBLICA DA RESSURREIÇÃO



A morte é uma das situações que mais causa dor e sofrimento a nós seres humanos. Mas vale a pena notar que ela não estava no propósito original do nosso Criador. Em Gênesis, capítulo 1, versículo 31, diz: “E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”. Após a rebelião do primeiro casal humano no Éden, o pecado foi introduzido no mundo. (Gênesis, capítulo 3). Pessoas morrem não porque Deus quer, e sim por ser consequência do pecado herdado. Romanos, capítulo 5, versículo 12, é bem claro em mostrar que: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”. Em harmonia com esse fato, as Escrituras Sagradas declaram que “O aguilhão da morte é o pecado”, conforme registrado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:56


No entanto, nosso Pai Celestial é tão amoroso, que imediatamente após a queda do homem, fez provisões para prover-nos esperança para uma vida realmente significativa e satisfatória. Foi lançada então a primeira profecia bíblica (Gênesis 3:15) que apontava para um descendente prometido.


Vários profetas e outros servos de Deus do passado escreveram sobre o futuro descendente e o sobre o que este faria em benefício da humanidade. Em Jó 19:25, lemos: “Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra”. Em Jó 14: 14, 15, temos a garantia:  “Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos”. O profeta Daniel escreveu: “Naquele tempo... muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão”. (Daniel 12:1, 2). Isaías, falando a respeito desse tempo profetizou: “Os teus mortos viverão, os seus corpos ressuscitarão; despertai e exultai, vós que habitais no pó; porque o teu orvalho é orvalho de luz, e sobre a terra das sombras fá-lo-ás cair”. (Isaías 26:19).  



Em Oséias 13:14, está registrado: “Eu os remirei do poder do Seol, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó Seol, a tua destruição”. 

Quem seria este descendente prometido que faria maravilhas, inclusive devolver a vida aos mortos? A Palavra de Deus identifica a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, como cumprindo este papel. (Gálatas 3:16). 


Quando esteve na terra como homem, ele ressuscitou muitos mortos. Podemos ter certeza de que o que foi feito no passado constitui em uma pequena amostra do que será feito no futuro, pois ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá”. (João 11:25). Em outra ocasião nosso Mestre disse ainda: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão”. (João 5: 28, 29).


Os cristãos do primeiro século confiavam em tais promessas de ressurreição. Em Atos 24:15, lemos a certeza do apóstolo Paulo: “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver  ressurreição”.

      O último livro das Escrituras nos anima mais uma vez dizendo: “Deus mesmo estará com eles.   Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”. (Apocalipse 21: 4, 5). 


Sim, confiemos que Jesus é “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Quando o pecado não mais existir, findará também a dor, o clamor, a morte e todas as outras coisas ruins que podemos imaginar. 


A morte nos causa muita dor. O Soberano Senhor do Universo não desconsidera nossos sentimentos e encara a morte como inimiga. 1 Coríntios 15: 25, 26, nos conforta dizendo que: “Pois é necessário que ele [Jesus] reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.”. Quando esse tempo chegar, cumprirá as palavras registradas pelo profeta Isaías, no capítulo 25, versículo 8: “Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse”. Assim, viveremos com plena satisfação. A todos nós que cremos em Jesus Cristo e nos esforçamos a 'seguir de perto os seus passos', é prometida a "vida eterna", algo que mesmo sem méritos próprios, poderemos usufruir, graças ao grande amor demonstrado pelo nosso Deus ao entregar a vida do seu único Filho em nosso benefício. (1 Pedro 2:21, João 3:16,  João17:3).


Que a esperança da ressurreição esteja bem firme em nossas mentes e corações. Que ela possa servir de consolo a todos nós que aguardamos, em breve, poder rever todos os nossos amigos e entes queridos, que agora descansam em paz, até o dia em que Cristo os convidar para viver novamente e herdar conosco todas as bênçãos proporcionadas pelo Reino de Deus.

Como crescer em amor e sabedoria


O que conhecemos como Escrituras Sagradas, Palavra de Deus, Bíblia Sagrada, ou simplesmente Bíblia, é na verdade um conjunto de diversos livros e cartas, escritos por uns 40 homens que viveram em diferentes épocas, num período de cerca de mil e seiscentos anos. Gênesis a Malaquias abrangem o período que vai desde a criação (Gênesis 1:1) até cerca de 400 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Foi escrito nos idiomas hebraico e aramaico e são conhecidos como Escrituras Hebraico-aramaicas, Antigo Testamento ou Velho Testamento. Os demais, de Mateus a Apocalipse, abrangem o período desde o nascimento de Cristo até o primeiro século da Era Cristã e é conhecido como Escrituras Gregas Cristãs ou Novo Testamento.

2 Timóteo 3:16, diz: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. Assim, devemos criar o bom hábito de ler a Palavra de Deus diariamente, não de forma apressada ou mecânica. Temos de reservar tempo para orarmos a Deus pedindo entendimento, meditarmos naquilo que lemos e procurarmos constantemente formas práticas de aplicar o conhecimento adquirido, moldando os nossos pensamentos, palavras, ações e caráter, não segundo a nossa própria vontade, mas em harmonia com princípios benéficos que nos proporcionarão uma vida melhor não apenas no futuro, mas mesmo nos dias atuais. (Josué 1:8, Salmo 1:1-3, Apocalipse 1:3).

Em face de diversas adversidades advindas de um mundo, muitas vezes extremamente consumista, desumano, desigual, altamente competitivo, desonesto e cruel, às vezes nos sentimos desanimados. No entanto, o Criador garante estar do nosso lado, pronto para nos ajudar no que for preciso. (Salmo 46:1, Isaías 41:10).

Para isto, torna-se imprescindível que nos esforcemos e nos dediquemos ao máximo, de forma regular a seguirmos a todos os excelentes conselhos e orientações contidas em cada versículo das Escrituras Sagradas. 

O que encontramos na Palavra de Deus deve nortear todas as nossas atividades e decisões. É desta forma que nos tornaremos seres humanos cada vez melhores, em um processo contínuo de desenvolvimento que nos preparará para futuramente vivermos em um ambiente mais próspero, fraterno, saudável e igualitário entre todos os cidadãos (Isaías 32:18, 2 Timóteo 3:13). 

Momentos são ocasiões que podem ser únicas. Assim, não desperdice a oportunidade de iniciar agora aquilo que talvez não seja possível amanhã. Se você começar hoje mesmo a ler cerca de 3 a 5 capítulos bíblicos por dia, conseguirá ler a Bíblia inteira em apenas um ano! 


A esperança bíblica da ressurreição é apenas uma das inúmeras outras joias preciosas encontradas nas Escrituras Sagradas. À medida que se dedicar ao estudo da Palavra de Deus, você fará novas e emocionantes descobertas e crescerá cada vez mais em amor e sabedoria.

Assista e/ou baixe a esta mensagem em vídeo:

Baixe esta mensagem como folheto em PDF:

Estou à sua inteira disposição para esclarecer qualquer dúvida e/ou outras informações. Fique à vontade para me contatar:

Fabiano Alves Pereira



Fones / WhatsApp: (38) 9185-4295 (TIM) / (38) 9959-1289 (VIVO)