Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROJETO CANTARTE 2013


Fabiano Alves Pereira*
 
Em 2012 elaborei e enviei um projeto musical ao Programa de Cultura do Banco do Nordeste, com o intuito de fornecer de forma gratuita a jovens taiobeirenses, curso de capacitação musical abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) ressaltando características da musicalidade regional e a parte prática com aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral.  
 
É com grande prazer que anuncio que hoje (07/02/2013), recebi um e-mail do Banco do Nordeste informando que meu projeto foi contemplado. Assim, logo logo teremos mais uma opção de desenvolvimento artístico-cultural em nosso município.
 
O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens duas vezes por semana. A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso, cinco (5) meses, numa carga horária total de 200 horas/aulas.
As aulas teóricas (ministradas de maneira dinâmica e criativa, com o auxílio de apostilas previamente elaboradas) acontecerão nos três (3) primeiros meses do curso. A partir do quarto mês, os alunos terão adquirido maturidade o suficiente para serem inseridos na instrumentalização, ou seja, aprenderão a arte de tocar um instrumento musical (Por meio de métodos simples e objetivos terão aulas de flauta, teclado e violão). Já no quinto mês do curso a ênfase será nas aulas de canto, definição de repertório e formação de coral.
A culminância do projeto será no Auditório da Câmara Municipal de Taiobeiras, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. 
________________________________________
* Fabiano Alves Pereira é Pós-graduado em Arte em Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Docência do Ensino Superior, pela FINOM. É graduado em História pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). Fez cursos de Teoria Musical, Piano e Teclado na Taiô-Music, em Taiobeiras, MG, curso de Gestão Cultural em Araçuaí, MG, pelo projeto Pensar e Agir com a Cultura e curso de Canto com o cantor e compositor Walter Dias. Exerce a função de professor de Música, Artes e História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde é também regente do Coral Cantarte.